Blog

Empresa Júnior e MEJ

19 de janeiro de 2009 - - 2 Comments

O conceito de EJ (Empresa Júnior) e MEJ (Movimento Empresa Júnior), embora muito valorizado na Europa, ainda não é muito conhecido no Brasil. Embora todo esse movimento seja ainda uma novidade no nosso país, a procura por essas empresas tem aumentado mais a cada dia. E as vantagens são muitas: além dos preços de seus serviços serem reduzidos, uma vez que as EJs não possuem fins lucrativos, as demandas por elas cumpridas são orientadas por profissionais da área.

O primeiro post do blog "O Meu Movimento", administrado pela CRIA UFMG Jr, é um artigo, publicado no site da Editora Abril, que fala a respeito das Empresas Juniores e do MEJ. O título do artigo é "O que é uma empresa júnior" e o autor é André Zara.

"A empresa júnior é constituída e gerida exclusivamente por alunos de estabelecimentos de ensino superior. Presta serviços e desenvolve projetos para empresas e entidades, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

O conceito nasceu na França, com o MEJ (Movimento Empresa Júnior), em 1967, e se difundiu rapidamente no meio acadêmico do país, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969. Na década de 80, o modelo francês começou a se espalhar. No Brasil, uma das primeiras empresas júnior foi fundada em São Paulo em 1989, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Na seqüência, surgiram empresas na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade Federal da Bahia. O movimento brasileiro expandiu-se tanto que, entre 1988 e 1995, surgiram cem empresas, número que a França só atingiu em 19 anos.

Em 2003, foi formalizada a Confederação Brasileira de Empresas Juniores - a Brasil Júnior. Atualmente ela é formada por nove federações espalhadas pelo país. “Ainda temos dificuldades em sermos reconhecidos. Algumas empresas ainda têm certo receio de contratar os serviços de uma empresa júnior. A confederação quer acabar com esse preconceito, que é gerado pela falta de informação”, disse o diretor presidente da Brasil Júnior, Lucas Santos Sales.

Números

Mais de 50% das empresas juniores são nas áreas de humanas, com destaque para os cursos de administração, economia e contabilidade. Quase 30% são da área de exatas (principalmente engenharia); 10% são de biológicas e outros 10% são multidisciplinares.

Cerca de 60% das empresas juniores são provenientes de universidades públicas. Aproximadamente 90% delas são fruto da iniciativa dos próprios alunos.

Segundo estimativas da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, existem mais de 600 negócios desse tipo no país, mapeados em mais de 200 instituições."


Fonte


André Buono, Núcleo MEJ da CRIA UFMG Jr.

This entry was posted on 17:19 and is filed under Empresa Junior , MEJ . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 respostas:

Denise disse...

Boa sorte, Meu movimento!Que esta seja mais uma ferramente para divulgar e ampliar os conhecimentos sobre o MEJ!

Luiza disse...

Assino embaixo da Denise!
Boa sorte, MEJ!
E parabens pelo blog!