Blog

Fique por dentro

22 de janeiro de 2009 - - 0 Comments

O Movimento surgiu em 1967, na França, mais precisamente na ESSEC - L'École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales - em Paris. Os alunos sentiram a necessidade de um maior conhecimento das ferramentas utilizadas no mercado de trabalho que enfrentariam nos anos vindouros. Com isso surgiu a primeira Empresa Júnior (EJ) do mundo: a Junior ESSEC Conseil. Já no Brasil, o Movimento teve início em 1989, na Fundação Getúlio Vargas. Nela foi fundada a primeira EJ brasileira, a EJ-FGV. Atualmente o MEJ é representado por grandes confederações: a européia, a asiática, a americana e a brasileira (Brasil Júnior). Juntas, as federações movimentam um mercado superior a 3.000.000 de euros!

A BRASIL JR.

A Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores - tem como finalidades representar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios. Ela é formada atualmente por 10 federações, representando 9 estados e o Distrito Federal.


Apesar de o Movimento ainda estar longe do seu ideal em termos de reconhecimento, aBrasil Júnior trabalha ativamente na sua representação frente à sociedade. Um exemplo é a participação no Conselho Nacional de Juventude, órgão ligado à Presidência da República.

A Brasil Júnior é o órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior, atuando para garantir uma cultura de qualidade e de padrão estrutural mínimo às empresas juniores. A atuação ocorre pela definição conjunta de planos e diretrizes do Movimento, como o Conceito Nacional de Empresa Júnior. As ações são desenvolvidas por sua diretoria e, em cada estado, por sua federação local.

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

A Empresa Júnior tem a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimentos próprios. Com uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outra entidade acadêmica.

A Empresa Júnior deve ter como objetivos:

- Proporcionar ao estudante aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional específica;

- Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno;

- Intensificar o relacionamento empresa-escola;

- Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado, colocando-os em contato direto com o seu mercado de trabalho;

- Contribuir com a sociedade, através de prestação de serviços, proporcionando ao micro, pequeno e médio empresário especialmente, um trabalho de qualidade a preços acessíveis;

A Empresa Júnior NÃO pode ter como objetivos:

- Captar recursos financeiros para a Instituição de Ensino através da realização dos seus projetos ou outras atividades;

- Captar recursos financeiros para seus integrantes através dos projetos ou outras atividades;

- Elevar o conceito do Curso e Instituição de Ensino diante do MEC e da Sociedade;

- Aplicações financeiras com fins de acumulação de capital.

Fonte: Brasil Júnior


Gabo Braga, Núcleo MEJ da CRIA UFMG Jr.

This entry was posted on 09:38 and is filed under História , Objetivos . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 respostas: