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Benchmarking

9 de junho de 2009 - - 1 Comments

As empresas juniores sempre procuram estabelecer contatos constantes entre elas. Um dos maiores propósitos delas é o aprendizado profissional, e nada melhor do que a troca de experiências. Essa troca pode dar-se de várias maneiras, e hoje exponho aqui uma delas: o benchmarking.

De acordo com Christopher E. Bogan, "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior". Não é um método aleatório, e sim um processo estruturado, etapa a etapa, com o objetivo de detectar e avaliar as melhores práticas de trabalho no mercado.

Robert C. Camp, em seu livro "Benchmarking: o caminho da qualidade", apresenta nove etapas para esse método:

1. Identificar empresas→ comparativas
2. Definir método e coletar dados
3. Determinar a lacuna de desempenho
4. Projetar níveis de desempenho futuro
5. Comunicar descoberta dos marcos de referência e obter aceitação
6. Estabelecer metas funcionais
7. Desenvolver plano de ação
8. Implementar ações específicas e monitorar progresso
9. Recalibrar marcos de referência

No âmbito das EJs, temos vários exemplos de uso do Benchmarking, o que mostra sua importância como estratégia de melhoria de desempenho. A Diretoria de Desenvolvimento da Brasil Junior tem como uma de suas ações para esse semestre a "consolidação das Redes da Benchmarking nas áreas de Desenvolvimento e regulamentação para troca de conhecimento entre as federações". O uso do benchmarking nas EJs já se tornou inclusive internacional: a CAMPE Consultoria Jr., empresa júnior da Faculdade de Economia e Administração da UFJF, firmaram uma parceria com uma empresa francesa, a SEGMA, da escola de negócios Groupe ESC Clermont. A empresa de Juiz de Fora enviará dois alunos para a França, que lá conhecerão as atividades e demais processos da SEGMA. Os franceses também enviarão um aluno para conhecer a CAMPE.

A partir dessa experiência, a Brasil Júnior e a JADE (Confederação Européia de Empresas Juniores) poderão promover outras parcerias desse porte, aumentando a troca entre empresas juniores brasileiras e europeias.

Confira mais aqui, aqui ou aqui.


Vandré Heneine, Núcleo de Planejamento da CRIA UFMG Jr.

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1 respostas:

Gustavo Almeida disse...

André, excelente seu texto. Muito boa a escolha do tema e muito bem escrito!