Blog

Ser Júnior, Ser MEJ!

12 de junho de 2009 - - 1 Comments

Quem está inserido no contexto de uma Empresa Júnior sabe o que é ser um empresário Junior. Sabe que, muitas vezes, aprende-se mais sobre a profissão que se quer exercer dentro da EJ que da sala de aula. E sabe também que depois que se aprende a ver o curso sob a perspectiva empresarial, as aulas ficam muito mais interessantes. A gente que passa horas trabalhando por amor, sem remuneração e, não raro, sem descanso, sabe o quanto a experiência valerá para que possamos ser bons profissionais, para que não nos assustemos com o mercado (ao contrário, nos alegremos em rever um velho conhecido), para que tenhamos oportunidade de aprender muito mais do que a profissão que entramos na universidade para aprender. Quem vive essa realidade conhece e sabe bem do que estou falando.

Em compensação, para quem nunca esteve em uma Empresa Júnior, talvez seja complicado entender do que é que elas tratam. Porque vista de fora, uma EJ pode até parecer um brinquedo educativo. Infelizmente, o mercado ainda não tem o conhecimento de causa necessário para que o simples termo: Empresa Júnior, fale sozinho. Ainda tem muita gente que não entende a seriedade e a responsabilidade que é gerir um negócio desse tipo.

E, aos que não entendem, é exatamente para isso que existe o MEJ. O fortalecimento do Movimento é o caminho mais rápido para que a experiência em Empresa Júnior atinja status de qualidade auto-suficiente e que ocupar cargos nessas empresas, durante a graduação, seja um abre-portas em um futuro onde o mercado nos reconheça pelo profissionalismo do nosso trabalho.

Mas o fato de a relação do mercado com os pós-júnior poder ser ainda melhor, não significa que ela já não seja ótima, a despeito do conhecimento ainda meio escasso sobre nossas ações. Confira, nesta matéria, por onde andam alguns antigos empresários juniores.


Patrícia Silveira, Núcleo de Planejamento da CRIA UFMG Jr.

This entry was posted on 18:43 and is filed under Empresa Junior . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 respostas:

Gustavo Almeida disse...

Parabéns pelo texto Patrícia!!!
Você escreve muito bem