Blog

Informática Júnior

13 de abril de 2010 - - 0 Comments

Você já ouviu falar da Informática Jr? Fundada em 1992 e localizada no Instituto de Ciências Exatas, a empresa júnior compreende os cursos de Ciência da Computação, Matemática Computacional e Sistema de Informação. Esta EJ atende demandas de confecção de web sites, sistemas e softwares – tanto para web quanto para desktop. Além disso, também informatiza sistemas, como, por exemplo, a unificação e controle de procedimentos da Escola de Veterinária da UFMG. Segundo Igor Rafael, ex-Diretor de Projetos, os principais clientes da EJ são externos - aproximadamente 70%; em seguida vem as demandas internas da própria UFMG, com 28%; e o restante corresponde a demandas de outras EJ’s, que em geral, não costumam investir em softwares.

E como isso tudo funciona? A empresa se organiza através de uma Assembleia Geral, que dá as coordenadas a toda a empresa. São seis diretorias: a de Projetos, de Administração, Financeira, de Recursos Humanos, de Marketing e Relações Públicas e a Presidência, que coordena as ações das demais diretorias por meio de um conselho. As diretorias, por sua vez, são responsáveis pela organização das demandas. A Diretoria de Marketing tem o primeiro contato com o cliente e repassa a demanda para a Diretoria de Projetos, que ficará responsável pela execução do mesmo. A empresa é composta de 25 a 45 membros, podendo atingir 50 pessoas nos períodos de seleção de trainees, compostos em sua maioria por calouros do curso de Ciência da Computação. Cada membro fica, em média, um ano e meio na empresa.

E o MEJ, como é trabalhado? O Movimento Empresa Júnior é muito disseminado dentro da empresa, que reconhece seu valor e as possibilidades de aprendizado. Ele é tão valorizado que, em 2009, a EJ com maior número de membros envolvidos nas reuniões setoriais de Projeto e apresentação foi a Informática Jr.

Augusto Farnese, diretor-presidente da EJ, contou que, em 2000, a empresa passou por problemas internos e foi fechada. Dois anos depois, em sua reabertura, havia perdido seu espaço físico inicial para o D.A. do curso de ciência da computação e se realocou no antigo almoxarifado. Apesar da restrição de espaço físico, a empresa promete uma futura reestruturação.

Quem quiser conhecer mais do trabalho dessa EJ, é só entrar em www.ijunior.com.br e conferir!

Texto feito pelos trainees da CRIA Isabella Melano, Lorena Amaral Mendonça e João Raia, em visita à Informática Júnior. O Blog O Meu Movimento agradece a disponibilidade da EJ.

This entry was posted on 08:30 and is filed under EJ . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 respostas: