Blog

Trote Solidário

30 de agosto de 2009 - - 0 Comments

É sempre importante destacar a importância que uma Empresa Júnior, elemento base do MEJ, pode ter dentro da faculdade onde está incubada. Nesta semana que se passou, a CRIA UFMG Jr., EJ do Curso de Comunicação Social da UFMG e provedora deste blog, deu um grande exemplo de como a EJ pode ser importante para seu curso. Fruto de seu projeto de Responsabilidade Social Empresarial, a CRIA realizou mais uma vez o seu já tradicional Trote Solidário.

Sem pânico... Nada de sujar calouros e obrigá-los a pedir dinheiro na avenida.

A ação já vem sendo realizada pelo Núcleo de Comunicação e Marketing da CRIA todos os semestres desde 2004, sempre no momento da chegada dos calouros no curso. Assim como costuma ser num trote tradicional, ou pelo menos deveria ser, o objetivo é a integração dos calouros com as pessoas do curso, e também da empresa. São planejadas várias brincadeiras para serem realizadas pelas equipes de alunos recém chegados (a turma é divida em dois grupos) durante todos os dias da primeira semana de aula. As brincadeiras são uma ótima oportunidade para conhecerem seus colegas veteranos, professores e principalmente a EJ, onde, quem sabe, eles irão trabalhar num futuro bem próximo.

Entretanto, o que é realmente mais importante no trote Solidário é seu grande objetivo final: a arrecadação de livros, roupas e alimentos. As duas equipes “disputam” as provas e ganham pontos, mas geralmente quem costuma ganhar no fim é sempre aquela que arrecada mais doações. Os membros da CRIA também aproveitam a ocasião para trazer suas doações, e no fim, todo o material é doado para uma instituição de caridade.

A equipe vencedora é recompensada com alguns brindes, simples objetos que são sempre de grande utilidade para os calouros durante o curso. Nesse semestre, o núcleo de Marketing desenvolveu um bloco de anotações personalizado para cada calouro que venceu a gincana, e com esses cadernos a marca da CRIA irá acompanhar os calouros durante todas as suas aulas nesse começo de curso.

O Trote Solidário também é realizado por várias outras empresas além da CRIA, cada um à sua maneira. Porém, o trote serve de exemplo para todas as empresas do MEJ que ainda não o fazem, já que se trata de uma ação de RSE como manda o figurino: através das brincadeiras e sua conseqüente integração, o trote promove um relacionamento muito íntimo entre a EJ e os novos alunos, um contato que será essencial para o desenvolvimento da imagem que os calouros farão da CRIA durante o curso. O brinde, como foi dito, ajuda a fixar a marca da empresa nos calouros. Mas no fim, quem realmente ganha são as instituições de caridade que recebem as doações arrecadadas. Uma ação em prol de uma causa nobre, em que todas as partes sempre saem ganhando.

Luiz Antunes, Núcleo de Atendimento, CRIA UFMG Jr.

This entry was posted on 19:38 You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 respostas: